1.3 Perfil do Usuário(a)

Parent Previous Next

1.3  O que é Perfil de Usuário no sistema de aceso do SMAC e como ele é atribuído a um usuário?


Resposta: cada uma das funcionalidades do sistema SMAC, quando requisitada, consulta um banco de dados específico para saber se a pessoa que a requisitou pode ou não utilizá-la. Em outras palavras, se o usuário requisitante tem seu perfil de utilização autorizado.

O perfil é uma funcionalidade de segurança implementada no sistema de acesso do sistema SMAC que regula isso através de um agrupamento de funcionalidades específicas para um determinado fim ou um ou mais tipos de acesso, por exemplo, um determinado número de telas que podem ser acessadas, os seus dados incluídos e modificados e em outras telas, os dados só poderão ser consultados.


O perfil é atribuído pelo administrador do sistema de segurança e de acesso ao sistema SMAC no momento em que é solicitado o cadastramento de um novo usuário. Esta atribuição é previamente combinada com o gestor da área usuária do solicitante e funciona da seguinte forma:



Em todos os casos, a autorização deverá ser dirigida ao Administrador do Sistema de Acesso (SCA) do sistema SMAC.


O administrador do SCA é o signatário do CTIC – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria da Cultura, que uma vez recebida a solicitação por email, cadastra o perfil para o usuário solicitante.


Essa atribuição pode ser modificada a qualquer instante, mediante nova solicitação.

Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Free Qt Help documentation generator